domingo, 24 de maio de 2009

Abra sua mente...

Hoje ninguém mais se espanta com nenhuma forma de mutilação, desde a simples depilação até o Body Modification extremo, tudo é feito e tudo é consentido numa sociedade moderna, multifacetada e plural.

Mas, das intervenções corporais existentes, a que chama mais atenção por mexer no órgão mais sensível do corpo humano (que não é o bolso, ahahah), é a Trepanação. A técnica, que é muito simples e pode ser aplicada pela própria pessoa, consiste em abrir um buraco na cabeça com uma broca e, posteriormente, cresce uma pele por cima.

A Trepanação é aplicada desde temos imemoriais, atestada pelos crânios de diversas idades encontrados em sítios históricos. Um costume que se acreditava extinto depois que a humanidade entrou na era moderna, ressuscita em pleno século XX no auge da era psicodélica nos anos 60.

Aos que aderiram ao procedimento é feita uma pergunta insistente: para quê? E eles enumeram inúmeros benefícios, desde os terapêuticos, até os existenciais:

- elimina os problemas de dores de cabeça e enxaquecas;

- combate a depressão;

- proporciona maior oxigenação no cérebro e libera a sua pulsação;

- expande a consciência.

Veja o trailer do documentário A Hole in the Head, onde aparecem alguns dos maiores propunadores da Trepanação nos nossos dias.


Em algumas regiões remotas da África, a trepanação ainda é realizada com fins terapêuticos. É o que se pode depreender do vídeo abaixo, pela idade da mulher submetida ao procedimento.


Não me cabe julgar o mérito da técnica, já que diante de tantas outras intervenções corporais que se fazem atualmente, pelo menos esta tem fins "nobres". A lição que fica é que neste vasto mundão de Deus há mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a nossa vã filosofia.
Por: Isaias Malta.

Maiores informações:
Mente Aberta.
Like a Hole in the Head.

Nenhum comentário:

Postar um comentário